Golpes e outras coisinhas a mais

celular

A tecnologia veio para ajudar, mas é usada para o bem e para o mal…

Essa semana recebi uma série de telefonemas no celular. Ora custavam a entrar na linha, depois aparecia uma pessoa falando estranho, porém se apresentando como representante de uma operadora de celular.  Cada telefonema de uma região diferente do país, presídio!

Você já deve ter recebido uma série de mensagens com links, pedindo para teclar e atualizar a conta na Caixa ou outro banco qualquer, outra dando acesso a uma conta que esqueceu, enfim, golpe atrás de golpe…

Links maliciosos tentando te levar ao engodo! Todos enganosos, que você recebe via e-mail, celular, pelo Whatsapp e em outras inúmeras formas de mensagens.

Estamos suscetíveis a todo o tipo de engodo. Alguns criminosos são mais especializados, outros mais grosseiros, como os do telefone.

Eu trabalhei 15 anos num instituto de tecnologia, hacker bom é excelente em ludibriar,  percebo algumas mensagens refinadas, que qualquer um cairia mesmo na armadilha.

A Avast (citei essa empresa porque é a que uso) tem essa definição para Malware & Anti-malware, :

Malware refere-se a qualquer tipo de software malicioso que tenta infectar um computador ou dispositivo móvel. Hackers usam malware para vários motivos, como extrair informações pessoais ou senhas, roubar dinheiro ou evitar que os proprietários acessem seu aparelho. Você pode se proteger contra malwares usando software anti-malware.

Desde que você esteja conectado, qualquer hacker pode invadir suas contas nas redes sociais ou o seu e-mail e pegar os seus dados pessoais e bancários.

Toda a atenção é pouca – cuide-se!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s