Ritmo circadiano, o nosso relógio biológico – Prêmio Nobel de medicina

time-1739632_1920.jpg

Os ritmos circadianos, basicamente falando, é o que o seu corpo faz no período de 24 horas, e esses processos biológicos são influenciados pelas variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

Porque estou falando do seu relógio biológico?! Porque o estudo disso rendeu a três médicos americanos o prêmio Nobel de Medicina. As descobertas dos 3 explicam como as plantas, os animais e os seres humanos adaptam seu ritmo biológico para que o mesmo se sincronizem com a rotação da Terra.

Não adianta usar relógio, o seu ciclo biológico se adapta mesmo à natureza.

Aí você me pergunta mais uma vez, mas qual é a importância disso?! Minha resposta, o seu ritmo circadiano pode explicar muito de você e da complexa fisiologia dos seres vivos. O descompasso do seu relógio biológico pode se manifestar pela insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração, o que aumenta o risco para várias doenças, entre elas o câncer,  a depressão, as doenças inflamatórias e metabólicas.

Além do mais a o desequilíbrio do seu relógio biológico, produz insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração e está relacionado com problemas na alimentação, com a dificuldade do nosso metabolismo em lidar com o consumo energético e o armazenamento de gordura.

O nosso sagrado sono e a queima de nossas calorias estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso ritmo circadiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s