Torta de nozes da vó Olga
As melhores receitas de nossas vidas são aquelas que aprendemos com o coração, essa sem dúvida para mim é uma delas.
Na época que as nozes pecãs amadureciam e eram secadas ao sol, na Cascata (um distrito de Pelotas/RS), minha avó Olga se preparava para, junto com as irmãs, ir à chácara da irmã Elza preparar as tortas de nozes.
Era um encontro em família, fui muitas vezes, dá aquela saudade de infância…
Essa receita aprendi vendo ser feita, como muitas em minha vida, então tive que adaptar para passar aos outros.
Acredito que seja a minha torta de maior sucesso, já agradou até a um Presidente da República, que nas festas de final de ano perguntava, vai ter a torta de nozes?!
Aproveita que o Natal está chegando e tenta fazer, é fina, sofisticada e sem maiores dificuldades para ser feita. Se você não gosta de nozes tenta trocar por amendoim levemente torrado ou coco ralado grosso com a casca interna, todas deliciosas.
- 500 g de nozes
- 8 claras batidas em neve
- 16 colheres de sopa rasas de açúcar
- 8 gemas coadas
- 3 ovos inteiros coados
- 1 colherinha de essência de baunilha
- 20 colheres de sopa rasas de açúcar
- 1 xícara de cafezinho de farinha de rosca
- manteiga para untar
- farinha de rosca para polvilhar
Triture as nozes pulsando o liquidificador de leve e reserve. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar (16 colheres) aos poucos até ficar muito bem batido e firme, junte as nozes e a farinha de rosca mexendo suavemente. Unte uma forma com a manteiga, polvilhe com a farinha de rosca e leve para assar em forno baixo (180°C ou menos) por 30 min ou até enfiar o palito e ele sair limpo.
Coe as gemas e os ovos passando por uma peneira, junte o açúcar (20 colheres) e a baunilha e leve ao fogão em fogo baixo até engrossar, cuidado para não deixar talhar (embolotar), assim que engrossar e começar a formar bolhas tire do fogo, continuando a mexer para esfriar um pouco.
Desenforme a massa de nozes quando esfriar e jogue o doce de ovos por cima. Decore com metades de nozes.
Caso você não goste de ovos moles, faça um doce de leite condensado e leite, uma lata de cada, engrossado com parte das gemas como cobertura, textura cremosa mole.
Espero que você goste tanto como eu gosto, como minha avó gostava e como minha mãe, meus filhos e netos gostam também!
Republicou isso em pós 50e comentado:
Uma delícia de lembrança!
CurtirCurtir
Meudeus!! Amei!! Minha avó e minha tia recebiam a família toda com Natais maravilhosos que vão ficar pra sempre nas minhas melhores lembranças. Meu amor pelo Natal vem dessas ceias mágicas e acho que consegui passar esse encantamento para os meus filhos. Sempre tinham doces que só se servia no Natal e essa torta de nozes era uma delas. As vezes faziam o bolo de nozes, só que o recheio era de ovos moles e cobertura de marshmallow. Sempre tinha tb merengue de coco, spumonne com calda de creme Inglês e bolas de neve, tb com creme Ingles. Tinha tb papos de anjo, que elas faziam pra aproveitar as gemas. Inesquecíveis ❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelas atenciosas palavras e lembranças, são muitas recordações e receitas de família, os encontros se davam em torno da mesa, minha família gosta muito de cozinhar! 🥰
CurtirCurtir